Escolha uma Página

Nós fotógrafos estamos sempre investindo em grandes equipamentos como câmeras, lentes, equipamentos de iluminação e tudo que possa melhorar nossa fotografia, não é verdade?

Só que às vezes muitos acabam esquecendo ou deixando de lado algo tão importante quanto qualquer um desses equipamentos: a tela em que vai editar as suas fotos.

E esse é definitivamente o principal equipamento da Pós-produção.

Sempre digo e repito: a pós produção é uma etapa essencial e merece grande atenção assim como a captação. Se você tem boas fotos, todo o seu trabalho pode ir por água abaixo caso você edite as fotos em um monitor que não é o recomendado para essa função.

Separei aqui algumas dúvidas sobre monitores que recebo com frequência e a minha sugestão para cada uma delas. Começando por:

Qual o melhor monitor para o tratamento de imagens?
Pra ajudar você a fazer uma escolha de qualidade e que vai ser satisfatória para o seu trabalho diário, trago as características mais importantes que um monitor deve ter:

1) Tela IPS (In-plane switching): basicamente é uma tecnologia que garante que você irá enxergar a mesma imagem independente do ângulo que esteja olhando. Diferente da maioria dos notebooks por exemplo, que quando você olha mais de cima fica claro e quando olha mais de baixo fica escuro, a tecnologia IPS traz muita consistência e segurança.

2) Resolução: é a quantidade de pixels presente na tela. As resoluções mais comuns são HD, Full HD, QHD e UHD (4K). Vamos ver mais sobre cada uma delas:

  • HD (1368×768) – é a resolução das telas mais populares, presente na maioria dos notebooks e monitores com tamanho menor que 21 polegadas.
  • Full HD (1920×1080): permite um melhor detalhamento da imagem e uma melhor visualização, com mais nitidez e clareza. A interface dos softwares da Adobe se encaixa perfeitamente para trabalhar nessa resolução. Essa normalmente é minha recomendação.
  • QHD (2560×1440) e 4K (3840×2160): são resoluções com quantidade de pixels consideravelmente maiores. É importante ter cuidado aqui, pois essas resoluções exigem muito mais do PC e torna indispensável uma boa placa de vídeo para se ter um bom desempenho.

3) Gama de cobertura: é importante que o monitor cubra 99% do perfil de cor sRGB.

4) A taxa de contraste ideal para monitores de edição é de 1000:1.

Qual o monitor você usa?
Os monitores que usamos aqui no estúdio são da marca Dell, da série Ultrasharp, essa série possui todas as configurações necessárias e é a que normalmente recomendo. São eles:

U2417H Full HD
U2414H Full HD
U2515H 2K

E editar fotos na TV, pode?
Definitivamente não! As TVs apesar de às vezes até possuírem IPS e ter resolução Full HD, não devem ser usadas para tratamento de fotos. Elas têm um excesso de nitidez e as taxas de contraste altíssimas, chegam a 1.000.000:1. Ou seja, você acaba não enxergando as informações das áreas de realces e sombras.

Calibração: fazer ou não fazer?
A calibração do monitor é feita através de um calibrador externo e serve para garantir que a reprodução das cores na tela tenham uma fidelidade em relação as informações numéricas de cor. Ou seja, garantir que você veja as cores exatamente como elas são.

No entanto, se você trabalha com fotografia comercial e social, a calibração não é um processo obrigatório se você tiver um monitor de boa qualidade, que já apresente uma boa fidelidade mesmo nas configurações de fábrica, como é o caso dos Dell.

O calibrador não é um investimento barato se levar em consideração que vamos usar apenas 2 ou 3 vezes no ano, com tantos outros equipamentos que sempre temos que comprar. Minha recomendação é que você faça como nós aqui do estúdio e solicite a calibração pra algum fornecedor de impressão que você trabalha.

E aí, agora que você já sabe as características necessárias em um monitor para edição, procure saber se o seu monitor é adequado ou se você precisa fazer um upgrade! Até a próxima!