Qual o monitor ideal para edição de fotografia?

Nós fotógrafos estamos sempre investindo em grandes equipamentos como câmeras, lentes, equipamentos de iluminação e tudo que possa melhorar nossa fotografia, não é verdade?

Só que às vezes muitos acabam esquecendo ou deixando de lado algo tão importante quanto qualquer um desses equipamentos: a tela em que vai editar as suas fotos.

E esse é definitivamente o principal equipamento da Pós-produção.

Sempre digo e repito: a pós produção é uma etapa essencial e merece grande atenção assim como a captação. Se você tem boas fotos, todo o seu trabalho pode ir por água abaixo caso você edite as fotos em um monitor que não é o recomendado para essa função.

Separei aqui algumas dúvidas sobre monitores que recebo com frequência e a minha sugestão para cada uma delas. Começando por:

Qual o melhor monitor para o tratamento de imagens?
Pra ajudar você a fazer uma escolha de qualidade e que vai ser satisfatória para o seu trabalho diário, trago as características mais importantes que um monitor deve ter:

1) Tela IPS (In-plane switching): basicamente é uma tecnologia que garante que você irá enxergar a mesma imagem independente do ângulo que esteja olhando. Diferente da maioria dos notebooks por exemplo, que quando você olha mais de cima fica claro e quando olha mais de baixo fica escuro, a tecnologia IPS traz muita consistência e segurança.

2) Resolução: é a quantidade de pixels presente na tela. As resoluções mais comuns são HD, Full HD, QHD e UHD (4K). Vamos ver mais sobre cada uma delas:

  • HD (1368×768) – é a resolução das telas mais populares, presente na maioria dos notebooks e monitores com tamanho menor que 21 polegadas.
  • Full HD (1920×1080): permite um melhor detalhamento da imagem e uma melhor visualização, com mais nitidez e clareza. A interface dos softwares da Adobe se encaixa perfeitamente para trabalhar nessa resolução. Essa normalmente é minha recomendação.
  • QHD (2560×1440) e 4K (3840×2160): são resoluções com quantidade de pixels consideravelmente maiores. É importante ter cuidado aqui, pois essas resoluções exigem muito mais do PC e torna indispensável uma boa placa de vídeo para se ter um bom desempenho.

3) Gama de cobertura: é importante que o monitor cubra 99% do perfil de cor sRGB.

4) A taxa de contraste ideal para monitores de edição é de 1000:1.

Qual o monitor você usa?
Os monitores que usamos aqui no estúdio são da marca Dell, da série Ultrasharp, essa série possui todas as configurações necessárias e é a que normalmente recomendo. São eles:

U2417H Full HD
U2414H Full HD
U2515H 2K

E editar fotos na TV, pode?
Definitivamente não! As TVs apesar de às vezes até possuírem IPS e ter resolução Full HD, não devem ser usadas para tratamento de fotos. Elas têm um excesso de nitidez e as taxas de contraste altíssimas, chegam a 1.000.000:1. Ou seja, você acaba não enxergando as informações das áreas de realces e sombras.

Calibração: fazer ou não fazer?
A calibração do monitor é feita através de um calibrador externo e serve para garantir que a reprodução das cores na tela tenham uma fidelidade em relação as informações numéricas de cor. Ou seja, garantir que você veja as cores exatamente como elas são.

No entanto, se você trabalha com fotografia comercial e social, a calibração não é um processo obrigatório se você tiver um monitor de boa qualidade, que já apresente uma boa fidelidade mesmo nas configurações de fábrica, como é o caso dos Dell.

O calibrador não é um investimento barato se levar em consideração que vamos usar apenas 2 ou 3 vezes no ano, com tantos outros equipamentos que sempre temos que comprar. Minha recomendação é que você faça como nós aqui do estúdio e solicite a calibração pra algum fornecedor de impressão que você trabalha.

E aí, agora que você já sabe as características necessárias em um monitor para edição, procure saber se o seu monitor é adequado ou se você precisa fazer um upgrade! Até a próxima!

11 Comentários


  1. Qual o seu monitor ? Qual o Notebook que você usa ?


    1. Os monitores que temos aqui no estúdio estão citados no artigo acima. O notebook que eu uso é um Dell Inspiron série 5000.


  2. Boa Rafa, mas e um monitor mais barato pra iniciar, estou vendo que o Contraste 5.000.000:1 isso é melhor ou pior?
    CARACTERÍSTICAS DA TELA

    Tamanho da tela (Polegadas)
    23″

    Contraste
    5.000.000:1

    Tempo de Resposta
    5ms GTG

    Brilho
    250 cd/m²

    Resolução Máxima
    1920 x 1080 @ 60Hz

    Pixel Pitch
    0.2652 mm x 0.2652 mm

    Suporte de cores
    16,7 M

    Ângulo de Visão
    H:178º / V:178º

    Frequencia Horizontal
    30 ~83 kHz

    Frequencia Vertical
    56 ~ 75 Hz


    1. Esse contraste é muito alto Luciano, não aconselho você a comprar este monitor. Como aqui no estúdio nós só usamos Dell, vou recomendar pra você os monitores deles com IPS que não são Ultrasharp, eles tem um custo bem menor e são bons também.


  3. Adorei o post, Rafael! O que você acha de outros monitores Dell, que não são da série Ultrasharp mas que têm tecnologia IPS? Valeriam a pena para quem não pode comprar um da série Ultrasharp?


    1. Já testei um Dell IPS que não era Ultrasharp e achei bem satisfatório! Pode ir sem medo também.


  4. Rafael, tudo certo?
    To prestes a comprar um MacBook Pro tela retina.
    Muitos dizem que são os melhores pra trabalhar com edição de imagem. O que vc acha , principalmente em relação a tela ?

    Valeu, grande abraço e to adorando o workshop de tratamento de imagem. Muito bom.


    1. Opa, tudo bem cara?

      Pelo pouco que já usei esses Macbooks retina, achei realmente muito boa a tela. Para se ter como um computador de apoio acho bem válido, mas para estação de trabalho principal, aconselho usar um desktop ou Imac.

      Abraço!


  5. Olá!! Desses 3 monitores que você tem, qual recomenda? Estou montando um pc e preciso comprar o monitor urgente pois sei que os monitores da Dell demoram muito pra chegar 🙁
    Tem uma sugestão de onde comprar? No site da Dell alguns aparecem indisponíveis e em lojas tipo Americanas.com.br tem poucos modelos.
    Estou em dúvida entre o U2417H Full HD (mas vi que ele é PLS) ou U2515H 2K. Também achei o modelo U2518D mas fiquei meio desconfiada porque diz que ele é HDR e tenho medo da imagem ser muito saturada e contrastada! Se puder me ajudar a fazer a melhor escolha, agradeço!! Abraços.


  6. Olá! Estou querendo comprar um notebook da Dell com a tela IPS por causa da facilidade de locomoção que dá, estou na dúvida entre o Inspirion 17 7773, o 15 5579 ou o 15 7577 (valor mais alto pro mais baixo). Como vejo essa questão do contraste e da gama? Sabe dizer se eles mostram no site? (Moro na Alemanha e esses foram os mais em conta que achei no site da Dell daqui).
    Obrigada.

Comentários encerrados.