O primeiro ensaio completo do blog!

É dia de estreia! Esse é o primeiro ensaio completo que posto aqui no blog e nada mais justo do que abrir com essa sessão de fotos incrível que fiz junto com a Tai Artmann aqui em Santa Maria/RS, na semana passada, em um campo de girassóis

Quero mostrar pra vocês um pouco desse ensaio com a Alice Siqueira, além de trazer algumas dicas práticas sobre esse ensaio externo!

O cenário foi esse campo de girassóis incrível que encontramos aqui perto de Santa Maria! Pra quem quer ir atrás de uma plantação de girassóis, tem que ficar ligado nas seguintes temporadas: a da primavera, a partir de setembro e a de verão, entre dezembro e fevereiro, épocas da flor.

O horário do nosso ensaio foi entre 19h15 às 20h30! Fiz uma live no meu Instagram durante as fotos, então se você quer acompanhar os próximos, segue lá também: https://www.instagram.com/rafaelferreirafotos/ 
Com o horário de verão, aqui no Rio Grande do Sul, temos tardes mais longas e com luz disponível por mais tempo para aproveitar! Nesse dia, o tempo estava estável e no momento do ensaio o céu nublado, o que foi muito bom para a iluminação das fotos.

Olha só o resultado:

1. Céu Nublado: Usamos apenas luz natural durante todo o ensaio. Com o céu nublado, a luz fica suave e bem difusa, trazendo sombras leves e uma uniformidade para todas as fotos.

2. Bastão de Fumaça: Em alguns momentos, usamos um bastão de fumaça para trazer aquele efeito bacana. Basta acender, colocar próximo da modelo ou até mesmo deixar ela segurar (é super seguro) e aguardar a fumaça sair. Compramos esse bastão numa casa de festas aqui da cidade.

3. Objetos na frente da lente: Essa é clássica e eu uso em quase todos os ensaios. Quando estiver fotografando, procure por algo que tenha uma cor interessante e combine com outros elementos da cena e coloque perto da lente para que ele fique desfocado e se transforme em um “haze”. Nesse ensaio peguei uma folha amarela de girassol e aproximei da lente pelos lados. O resultado você pode ver na penúltima foto.

4. Abertura Grande + Velocidade Alta: Para conseguir esse belo desfoque, eu sempre uso a abertura máxima da lente, ou próximo dela. Por isso lentes como a 50mm f/1.8 e 85mm f/1.8 são as queridinhas da maioria dos fotógrafos. Além disso, é importante usar a velocidade mais alta que o normal, primeiro por uma questão de exposição (já que a lente bem aberta vai deixar entrar bastante luz) e segundo para garantir uma imagem bem congelada. Nesse ensaio usei entre 1/250 e 1/1000s.

5. Padrão de Edição: É importante manter um padrão na edição de várias fotos em um mesmo ensaio. Isso vai permitir que você consiga criar uma identidade para o seu trabalho e também agiliza todo o workflow, já que você pode sincronizar as configurações no Lightroom, e copiar as camadas de ajustes no Photoshop.

E aí, curtiu?
Deixa o teu comentário!
Até o próximo ensaio! 😉

Ficha técnica:
Câmera: Canon 6D
Lentes: 135mm f/2 e 85mm
Modelo: Alice Siqueira
Maquiagem: Karina Silveira
Tratamento no Lightroom e Photoshop

30 Comentários


  1. Ensaio divino, vc e a tai são feras. Parabéns.


  2. Cara muito massa, só tenho a agradecer tenho aprendido muito com suas dicas e vídeo aulas, obrigado mano!


    1. Eu que te agradeço por acompanhar, Luiz! abração!!


  3. Boa tarde guerreiro, no post você cita aberturas 1.8, mas essas aberturas elas não entregam aquela nitidez desejada, cravada, já fiz vários testes mas não consigo… tenho uma nikon D7200 e uma 85mm 1.8, em f/4 o foco crava que uma beleza, mas o desfoque cabuloso da abertura 1.8 é sensacional mas só me falta nitidez..


  4. Trabalho maravilhoso, parabéns!!


  5. Fantástico. Parabén a todos os envolvidos.


  6. Parabéns pelo ensaio! Cheguei a pensar que era a fumaça na penúltima foto…valeu por todas as dicas! Percebo uma saturação forte nas tuas fotos, é isso mesmo? Grande abraço!

    P.S. Verifique se o formulário do blog tem algum bit que guarda os dados do comentário anterior…aqui ficaram gravados os do Luiz.


  7. Parabéns, belíssimo ensaio. A modelo, as cores, ficou muito bom.


  8. Uaaaaau, simplesmente sensacional,amo as fotos de vocês Rafael Ferreira e Tão Artimann!


  9. Nossa que ensaio maravilhoso, sou admiradora do seu trabalho, acompanhado sempre e obrigada por compartilhar seu lindo talento!


  10. NOSSA ADMIRO SEU TRABALHO DE FOTOS E EDIÇÃO QUE MAIS ME ENCANTA E ME FAZ TER INSPIRAÇÃO PARA ESTUDAR E APRENDER E TER UM TRABALHO TÃO BONITO COMO.O SEU
    PARABENS E SUCESSO SEMPRE.OBRIGADA


  11. Parabéns grande ensaio,lindas fotos.


  12. Que ensaio mais lindo. Parabens a dupla e a modelo.


  13. Muito bom. Parabéns pelo trabalho. O balanço entre composição e cores ficou sensacional.


  14. Sensacional, lindas cores, edição 10*, parabéns pelo excelente trabalho.


  15. Show, vocês são verdadeiros artistas!
    Parabéns
    Abraços Josenildo


  16. Divino…
    Amei ….
    Parabéns como sempre arrasou..
    Abraços


  17. Divino…
    Amei ….
    Parabéns como sempre arrasou..
    Abraços


  18. Rapaz, sem palavras para comentar,ficou magnifico,este trabalho só poderia ser feito por um mestre,
    chamado Rafael Ferreira,Parabéns, que Deus te abençoe sempre sempre.grande abraço,teu fam Eradi Borgesm ( Ivai-Pr.)


  19. Boa Noite
    Você não dará curso ou não vende estes presets do Lr (o do ensio do girassol) ?
    Atenciosamente Karina


  20. Muito bom seu trabalho, fiquei seu fã. Parabéns!


  21. Perfeito. Parabéns pelo excelente ensaio!


  22. Parabéns Rafael… suas fotos são de encher os olhos!!!
    Um dia desses vamos encarar um Becoming PRO.
    Abração, sucesso…

Comentários encerrados.