Lightroom: 3 segredos que você precisa aprender para 2018

2017 passou voando e o ano está acabando pra muitos fotógrafos com a agenda cheia. Mas, mesmo assim, já é hora de parar pra pensar nas metas de 2018. Por isso, se você é um fotógrafo que busca melhorias para o seu trabalho todos os dias e também está em busca de ainda mais conhecimento de pós-produção você não pode terminar o ano sem conhecer essas funcionalidades do Lightroom incrivelmente práticas:

1-  Desembaçar (Dehaze)
Apesar de não ser um ajuste muito novo dentro do Lightroom, o Desembaçar (Dehaze, na versão em inglês), ainda é desconhecido pela maioria dos fotógrafos.

Essa ferramenta consegue aplicar um contraste forte e remover o “haze” que aparece em algumas fotos. Dias nublados e com neblina, fotos com flare e fumaça na pista de dança em eventos são exemplos de fotos que podem ter aquela “camada branca” na frente, que tira todo o contraste.

Para usar o Dehaze e corrigir esses problemas, basta você estar com ela aberta no módulo Revelação (Develop) do Lightroom e ir até a aba Efeitos (Effects). Lá você vai encontrar o Slider do Desembaçar, daí é só aumentar até ficar ok:

2- Saturação do canal azul
O canal azul é normalmente o canal menos presente nas fotos externas e quando você satura ele, a imagem recebe uma saturação leve e muito bonita, que traz vida à fotografia!

Pra aplicar, vá até a aba “Calibração da Câmera” e aumente a saturação do canal Azul e pronto!

3- Degradê Radial
Use Degradês no formato radial para destacar as pessoas nas imagens e escurecer o fundo para diminuir a distração.

Você pode abrir o Degradê Radial nas ferramentas do Lightroom ou apertando Ctrl+Shitf+N. Diminua a exposição e aumente a difusão, depois crie o degradê clicando e arrastando na imagem, posicione, ajuste o tamanho e pronto: você tem uma imagem transformada!

O conhecimento de ferramentas como o Lightroom e de técnicas simples, como essa, podem transformar a cara das suas fotos! Mas lembre-se que cada foto precisa de ajustes e intensidades diferentes, por isso, é importante fazer uma leitura do que precisa ser evidenciado ou corrigido em cada fotografia.

Se você curtiu, compartilha esse post! <3

Leia também: Lightroom CC 2018: o que você precisa saber sobre essa grande atualização.

5 Comentários


  1. Excelente. Procuro aprender tudo o que vc ensina e posta rsrs.


    1. Massa, Inaldo!! Fico feliz em saber disso! Abração!

Comentários encerrados.