FIRE 2017: 5 DICAS PARA ALAVANCAR SEU NEGÓCIO DE FOTOGRAFIA NO MEIO DIGITAL

Nos dias 16 e 17 de agosto, após ter ministrado o Masterclass Becoming PRO lá em Belo Horizonte/MG, participei juntamente com minha equipe do Fire 2017 da Hotmart – um evento obrigatório para quem trabalha com internet. Veja como foi a viagem aqui:

 

E não pensem que esqueci de vocês! É claro que eu trouxe um pouco do que aprendemos no evento para compartilhar! Então não deixe de dar uma olhada nas dicas quentinhas abaixo e aprenda como alavancar seu negócio de fotografia aqui no meio digital.

1. Utilize a internet a seu favor
“Quem não se mexer agora, será atropelado por uma geração com pleno acesso à tecnologia”. Fernanda Cerávolo – Diretora do Youtube Brasil

Ter uma presença contínua e estratégica no meio digital também é essencial na fotografia. Na internet há diversos meios disponíveis para você inserir o seu portfólio, contar sobre o seu trabalho e entrar na rotina do seu público. Ao divulgar o seu trabalho você gera credibilidade, cria relacionamento e ganha mais visibilidade para o seu negócio! Consequentemente, você pode atingir mais pessoas, manter interação com os seus clientes e também atrair novos! Algumas das ferramentas disponíveis para isso são: Youtube, Blog, Webinários, Lives (no Facebook, Instagram ou Youtube), as redes sociais que você já usa ou ainda o seu próprio site.

2. Encontre o seu nicho 
“Se você copia do seu competidor, você perde a oportunidade de compartilhar a sua essência”. Pedro Superti

A grande sacada na internet é você ser autêntico. Se você copia dos outros, você perde a sua essência. Por isso, procure encontrar a sua diferenciação. Faça uma pergunta para você mesmo: no que você é bom? Direcione sua energia e seu tempo para o que você faz de melhor e para o que faz você se destacar frente ao seu concorrente fotógrafo. Adote um posicionamento diferente e não tenha medo de ser você mesmo! Afinal, o que as pessoas mais gostam e consomem na internet são conteúdos transparentes e pessoais.

3. Peça feedbacks
“O segredo do fracasso é tentar agradar a todo mundo”. Vitor Peçanha – Rock Content

Você pode não conseguir agradar todo mundo, mas é muito importante que você sempre mensure os resultados do seu trabalho. Muitas vezes esse feedback vem de forma natural: seus clientes falam o que acham das suas fotos após ver o resultado. Utilize também as ferramentas da internet como aliadas para mensurar o seu negócio: faça perguntas, responda as mensagens e interaja no digital. Não tenha medo de pedir sugestões e fazer questionamentos ao público. Toda informação é bem-vinda.

4. Estabeleça confiança
“Esqueça autoridade, estabeleça confiança. Confiança gera muitas vendas”. Paula Abreu – Escritora e Coach

Segundo o consultor e palestrante de marketing digital Conrado Adolpho, você tem que dar valor para o cliente: assim ele vai saber que vale a pena ficar com você. Estabelecendo a confiança e entregando um bom resultado aos seus clientes, eles passam a recomendar você, seja na internet ou fora dela. Como disse o especialista em marketing digital Jonah Berger em sua palestra, o famoso “boca a boca” gera o dobro de vendas do que a publicidade. Não estou dizendo que investir em marketing e mídia é ruim. Mas é muito mais produtivo as pessoas falarem de você para outras do que você mesmo falar de si próprio. Se alguém indica você a outra pessoa, você não gasta um centavo e provavelmente essa pessoa vai recomendar você para alguém que tem realmente interesse no seu produto/serviço.

5. Crie sempre!
“Quanto mais frequente, mais na mente do público” – Jonah Berger

O conteúdo é a porta de entrada do seu negócio na internet. O seu público não vai chegar sozinho até você, é você que tem que ir até ele. Como? Postando frequentemente. Por isso, procure criar uma rotina. A dica da palestrante Paula Abreu foi: pingue conteúdos ao longo do dia. O algoritmo do Instagram, por exemplo, prefere que você poste a cada duas horas. Comece aos poucos e faça testes de postagens analisando em qual canal o seu público está presente. Não sabe o que postar? Sua rotina de fotógrafo é a principal fonte de conteúdo. Fale sobre sua agenda de trabalho, conte sobre os seus ensaios, seu dia-a-dia. Poste seus portfólios e fale de seus bastidores! O público adora saber o que você está fazendo.

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Equipe reunida no Fire 2017 em BH! Tem coisa mais linda? <3